http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias223 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

Mundo

Luta chega aos arredores de Kyiv

Publicada em 25/02/22 às 15:49h - 676 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Luta chega aos arredores de Kyiv  Compartilhar a noticia Luta chega aos arredores de Kyiv  Compartilhar a noticia Luta chega aos arredores de Kyiv

Link da Notícia:

Luta chega aos arredores de Kyiv
 (Foto: Reprodução)

Mísseis russos atingiram Kiev, famílias encolhidas em abrigos e autoridades disseram às pessoas para preparar bombas de gasolina para defender sua capital na sexta-feira, quando o presidente russo Vladimir Putin instou os militares ucranianos a tomar o poder e fazer a paz.

Após semanas de avisos de líderes ocidentais, Putin desencadeou uma invasão de três pontas da Ucrânia do norte, leste e sul antes do amanhecer desta quinta-feira, no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

"Apelo mais uma vez ao pessoal militar das forças armadas da Ucrânia: não permita que neonazistas e (nacionalistas radicais ucranianos) usem seus filhos, esposas e anciãos como escudos humanos", disse Putin em uma reunião televisionada com o Conselho de Segurança da Rússia na sexta-feira. "Tome o poder em suas próprias mãos, será mais fácil para nós chegar a um acordo."

Putin diz que não planeja uma ocupação militar, apenas para desarmar a Ucrânia e remover seus líderes, aludindo aos nacionalistas ucranianos de extrema-direita que colaboraram com invasores nazistas na Segunda Guerra Mundial para combater a Rússia soviética. Mas não está claro como um líder pró-russo poderia ser instalado a menos que as tropas russas controlem grande parte do país.

Moscou disse que havia capturado o campo de pouso hostomel a noroeste da capital - um posto potencial para um ataque a Kiev que tem sido travado desde que paraquedistas russos desembarcaram lá nas primeiras horas da guerra. Isso não pôde ser confirmado e as autoridades ucranianas relataram intensos combates lá.

"Tiros e explosões estão tocando em alguns bairros. Sabotadores já entraram em Kiev", disse o prefeito da cidade de 3 milhões de habitantes, o ex-campeão mundial de boxe vitali Klitschko. "O inimigo quer colocar a capital de joelhos e nos destruir."

Em meio ao caos da guerra, uma imagem do que estava acontecendo no chão era lenta para emergir.

O presidente Volodymyr Zelenskiy tuitou que houve intensos combates com pessoas mortas na entrada das cidades orientais de Chernihiv e Melitopol, bem como em Hostomel.

Testemunhas disseram que explosões e tiros também podiam ser ouvidos perto do aeroporto de Kharkiv, segunda cidade da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, e sirenes de ataque aéreo soavam sobre Lviv, no oeste. As autoridades relataram intensos combates na cidade oriental de Sumy.

NOVA ROTA DE AVANÇO

O Ministério da Defesa britânico disse em uma atualização de inteligência que as forças blindadas russas abriram uma nova rota de avanço em direção à capital depois de não conseguirem tomar Chernihiv, e a maioria das tropas permaneceu a mais de 50 km do centro da cidade de Kyiv.

A Ucrânia disse que mais de 1.000 soldados russos foram mortos até agora. A Rússia não divulgou números de baixas. As Nações Unidas disseram que 25 civis foram mortos e 102 feridos, números que provavelmente seriam uma "subestimação significativa". Nenhum dos pedágios poderia ser verificado independentemente.

Sirenes de ataque aéreo choraram sobre Kyiv por um segundo dia, e alguns moradores se abrigaram em estações de metrô subterrâneas.

Janelas foram arrancadas de um bloco de apartamentos de 10 andares perto do aeroporto principal. Uma cratera de dois metros mostrou onde um projétil havia atingido antes do amanhecer.

"Como podemos viver isso em nosso tempo? Putin deve queimar no inferno junto com toda a sua família", disse Oxana Gulenko, varrendo vidros quebrados de seu quarto.

Centenas se aglomeraram em um abrigo de bombas apertado sob um prédio depois de um aviso televisionado de ataques aéreos.

"Como você pode travar uma guerra contra pessoas pacíficas?", Disse Viktoria, 35 anos, enquanto seus filhos de 5 e 7 anos dormiam em seus casacos de inverno.

Alla, 40, disse: "As crianças estavam assustadas, estavam chorando e perguntando 'Mãe, vamos todos morrer?'."

Milhares de pessoas lotaram a estação ferroviária de Kyiv tentando forçar seu caminho para trens lotados evacuando as pessoas para oeste para Lviv. Quando um trem chegou, as pessoas correram pelas portas, alguns gritaram, e os guardas dispararam balas de festeja para assustar a multidão.

Maria, 30 anos, estava lá desde a manhã com o filho, marido e cachorro, tentando e não conseguindo embarcar nos trens.

"É perigoso atravessar a multidão com uma criança. O cachorro está com medo. Honestamente, estamos exaustos", disse ela.

Mas quando um esquadrão de soldados marchou pela estação, as pessoas aplaudiram e gritaram o grito militar nacional de "Glória à Ucrânia!". Os soldados gritaram de volta a resposta tradicional: "Glória aos heróis!"

Ucranianos estavam circulando uma gravação não verificada na sexta-feira de um navio de guerra russo ordenando que um posto avançado ucraniano na pequena ilha do Mar Negro de Zmiinyi (Ilha das Cobras) se rendesse.

Os ucranianos respondem: "Navio de guerra russo, vá se foder." Zelenskiy disse que os 13 guardas foram mortos por um ataque russo e receberiam honras póstumas.

'ALVO NÚMERO UM'

Os enviados dos 27 Estados-membros da UE concordaram em congelar quaisquer ativos na UE pertencentes ao presidente russo Vladimir Putin e ao ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, aumentando uma série de sanções apoiadas pelos líderes em uma cúpula de emergência na noite de quinta-feira. leia mais

Vários países ocidentais anunciaram novas sanções à Rússia, incluindo a lista negra de seus bancos e a proibição das importações de tecnologia. Mas até agora eles pararam de forçá-lo a sair do sistema SWIFT para pagamentos bancários internacionais, atraindo críticas de Kyiv, que diz que não há razão para se conter.

Autoridades dos EUA acreditam que o objetivo inicial da Rússia é "decapitar" o governo de Zelenskiy. Zelenskiy disse que sabia que era "o alvo número um", mas que ficaria em Kiev.

Um conselheiro de Zelenskiy disse que a Ucrânia estava preparada para conversações com a Rússia, inclusive para se manter neutra, uma das exigências pré-guerra de Moscou. O Kremlin disse que havia oferecido conversações na capital bielorrussa, Minsk, mas que a Ucrânia havia proposto Varsóvia em vez disso e que agora havia uma "pausa" nos contatos.

Putin diz que a Ucrânia é um estado ilegítimo esculpido fora da Rússia, uma visão que os ucranianos vêem como destinada a apagar sua história de mais de mil anos.

Agências da ONU disseram que cerca de 5 milhões de pessoas poderiam tentar fugir para o exterior. A Ucrânia proibiu os homens em idade de luta de partir, e nas fronteiras com a Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, aqueles que cruzam eram em sua maioria mulheres e crianças.

As mulheres choraram enquanto se despediam dos entes queridos masculinos e atravessaram para a Romênia.

A Ucrânia, uma nação democrática de 44 milhões de pessoas, votou esmagadoramente pela independência na queda da União Soviética e espera se juntar à OTAN e à UE - aspirações que enfurecem Moscou.

A Rússia é um dos maiores produtores de energia do mundo e o maior fornecedor de gás da Europa, e tanto ela quanto a Ucrânia estão entre os principais exportadores de grãos. A guerra e as sanções perturbarão as economias ao redor do mundo.

Os preços do petróleo e do grão subiram. Os mercados de ações em todo o mundo, muitos dos quais caíram na quinta-feira com a notícia da eclosão da guerra, estavam se recuperando principalmente na sexta-feira.





Fonte Reuters




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13440910
Usuários Online: 383
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!