Foz do Iguaçu é a única cidade brasileira no top 10 dos destinos para uma estada sustentável no mundo. O levantamento foi feito pela plataforma de viagens booking.com e divulgado nesta quinta-feira (10).
O ranking leva em consideração o número de propriedades certificadas com o selo do Programa Viagens Sustentáveis, criado pela empresa para ajudar viajantes a identificar acomodações que buscam minimizar o impacto da atividade turística no meio ambiente.
Também estão no top 10 global as cidades de Merano (Itália), Tainan (Taiwan), Santa Marta (Colômbia), Stellenbosch (África do Sul), Charlotte (Estados Unidos), Hanmer Springs (Nova Zelândia), Munique (Alemanha), Nusa Penisa (Indonésia) e Salzburg (Áustria).
No Brasil, entre os 10 destinos sustentáveis estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Porto de Galinhas (BA), Búzios (RJ), Gramado (RS), Guarujá (SP) e João Pessoa (PB).
“Foz do Iguaçu, além de abrigar atrativos turísticos que por si só atraem milhões de pessoas anualmente a nossa cidade, ainda tem empresas que demonstram preocupação com as causas ambientais, o que vem sendo cada vez mais cobrado por parte da sociedade”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.
“Foz se consolida como um destino sustentável e também caminha para ser, cada vez mais, um destino turístico inteligente”, complementou o prefeito, lembrando que a cidade foi selecionada - com a melhor nota entre os 10 municípios classificados - para participar da Estratégia Nacional DTI (Destino Turístico Inteligente) Brasil do Ministério do Turismo.
“Vamos fortalecer nossa divulgação como atrativo turístico sustentável e inteligente, para alavancar ainda mais o segmento do turismo no Destino Iguaçu”, destacou o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana.
Identificação de boas práticas
O Programa de Viagens Sustentáveis foi lançado pela Booking em novembro de 2021. As empresas informam ao site quais das 32 medidas com foco em sustentabilidade são desempenhadas nas acomodações. A plataforma reúne essas informações e calcula o impacto ambiental e social, de acordo com o tamanho e localização do estabelecimento.
De acordo com o booking.com, a escolha dos locais para o top 10 levou em consideração a distribuição geográfica entre os continentes e o número de locais com práticas sustentáveis na plataforma. “O fato de Foz do Iguaçu representar a América Latina tem a ver com o número de propriedades que ela possui na plataforma e a porcentagem desse grupo ser mais alta do que a média geral. Foz tem cerca de 25% de todas as propriedades que trabalham com a Booking com esse selo de sustentabilidade”, explica Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina.
Potencial
A Booking divulgou também os resultados de uma pesquisa feita de forma on-line com 33 mil entrevistados em 35 países e territórios. Os viajantes brasileiros afirmam que a discussão recente sobre as mudanças climáticas os incentivou à adoção de práticas mais sustentáveis. Porém, existem obstáculos para viajar de forma ecologicamente correta: informações limitadas e uma aparente falta de opções de locais foram citados como problemas pelos entrevistados.
Apesar do interesse nas práticas, 34% dos entrevistados brasileiros disseram não saber onde encontrar opções mais sustentáveis. Somado a isso, 77% buscam experiências que representem a cultura local, mas 28% não sabem como ou onde encontrar esses passeios e atividades que os permitam retribuir à comunidade local.
assessoria