Começou na ultima terça feira (16) oficialmente a campanha eleitoral de 2022. Candidatos a presidência da República aos governos federal, estadual e aos Legislativo federal estadual e distrital, então liberados para entregar panfletos fazer comícios e divulgar materiais nas ruas e na Internet.
Foz do Iguaçu com 196.153 eleitores e eleitoras tem 39 candidatos locais na disputa, são 17 postulantes a vagas na assembleia Legislativa e 22 para câmera dos deputados.
Candidatos, partidos e federações podem usar aparelhos de som fixo para divulgar as campanhas das 8h as 24h. De acordo com as regras do tribunal superior eleitoral (TSE) Comícios com aparelhagem de som só serão permitido até 29 de setembro.
Já as propagandas pagas em mídia impressa, como jornais e revistas poderão ser feitas até 30 de setembro. No dia seguinte 1° de outubro as 22 h, acaba o período de distribuição de materiais gráficos como panfletos e santinhos, e caminhadas, carreata passeatas e uso de alto-falantes ou amplificadores de som.
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Os eleitores votarão para presidente , governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Para os cargos de presidente e governador, o segundo turno, caso seja necessário, será 30 de outubro.
A legislação eleitoral proíbe que qualquer pessoal divulgue ou compartilhe fake news, ou seja fatos sabiamente inverídicos ou gravemente que possa atingir a integridade do processo eleitoral.
Ninguém pode espalhar mentiras de forma intencional para prejudicar outros candidatos ou as eleições. Desde 2006, os candidatos não podem distribuir camiseta, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens materiais que possam proporcionar vantagens ao eleitor. Acesse site do (TSE) e confira todas as informações das eleições 2022
Legislação compilada — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br)
Confira a lista dos candidatos a deputado(a) por Foz do Iguaçu.
Deputado(a) Estadual
Adriana Vecchi Alencar (PDT)
Carla Rosane Rezende (PSC)
Celino Feltrin (Podemos)
Delegado Francisco Sampaio (Uniao Brasil)
Edson Narizão (PSC)
Elisangela Bassanes (PSC)
Luciano Lima (PSC)
Luiz Henrique Dias (PT)
Matheus Vermelho (PP)
Paulo Mac Donald Guisi (Podemos)
Policial Sheila Melho (PSD)
PRF Fontana Romar (PP)
Ranieri Marchioro (PTB)
Ricardo Alburquerque (Patriota)
Rosa Jeronymo (MDB)
Sidnei Prestes (Republicanos)
Soldado Fruet (PROS)
Deputado(a) Federal
Arif Osman (PSB)
Bianca Portela (PSC)
Bibiana Orsi (Podemos)
Cabo Carlos (PROS)
Compadre Valentin (Republicanos)
Emilson Teixeira (Patriota)
Enfermeira Cristiana Morselys (PTB)
Giacobo (PL)
GM Joelson Bolsolavista (PROS)
Hamilton Serighelli (PT)
João Morales (União Brasil)
Joel de Lima (Cidadania)
Luciano Alves (PSD)
Mãe Edna (PCdoB)
Nelton Friedrich (PDT)
Pastor Walter Miranda (PROS)
Protetora Carol Dedonatti (PP)
Toninho Açougueiro (PTB)
Valdir de Souza - Maninho (PSC)
Valentin Rocha (PT)
Vermelho (PL)
fonte jornal primeira linha