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Brasileiros e paraguaios celebraram nessa quarta-feira (17) a conexão oficial entre Foz do Iguaçu e a cidade de Presidente Franco através da Ponte da Integração. A instalação da última aduela ocorreu na parte da manhã, sob supervisão dos engenheiros responsáveis e autoridades. “É um marco histórico para Foz, para o Paraná e também para o Brasil”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Fernando Furiatti.
A peça, que tem 5,7 metros de comprimento e 18,5 de largura, pesa 28 toneladas. A estrutura metálica levou 51 dias para ficar pronta e ter todos os ensaios de encaixe aprovados no canteiro brasileiro. As demais aduelas instaladas no tabuleiro da ponte pesam, em média, 62 toneladas. Elas se conectam aos estais, o que mantém a estabilidade da obra.
Com a etapa de construção da passarela finalizada, começa agora o processo de concretagem da pista, asfaltamento, colocação de grades de proteção e, por último, iluminação. Para se ter uma ideia geral, a obra chegou neste mês de agosto a 91% de conclusão.
A ponte é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Itaipu Binacional (financiadora da obra), com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) encarregado da execução. A construção, que teve início em 2019, deve ser aberta para o tráfego em dezembro, quando deve ser concluída a primeira etapa da Perimentral Leste. (veja matéria na página 05)
“Profissionalmente foi um desafio bem grande, nós aprendemos muito com essa obra, que é algo muito grande, o maior vão livre da América Latina. Fiquei muito feliz, pois esta ponte é algo que vai entrar para a história, unindo mais uma vez Brasil e Paraguai”, destacou o engenheiro do DER, Marcus Arantes.
Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. Ela segue sendo o principal corredor logístico entre os dois países, mas há anos está sobrecarregada. Além da circulação de pessoas entre Foz e Cidade del Este, a ponte concentra o trânsito de caminhões.
Com a nova ponte, a expectativa é desviar esse tráfego. A nova estrutura estará conectada com a perimetral leste, que vai levar os caminhões diretamente à BR-277. Essa nova via, que conta com viadutos, ainda está em obras. No lado paraguaio também há uma nova conexão com a ponte, também em obras.
Duas aduanas
Dentro das obras de execução da Ponte da Integração e Perimetral Leste está prevista ainda a construção de duas novas aduanas, que ficarão responsáveis pelo translado de veículos na nova ligação entre Foz e Presidente Franco, no Brasil, Paraguai e Argentina.
fronteira/Gdia