http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
Faltando dois meses e 10 dias para o primeiro turno das eleições gerais de 2022, Foz do Iguaçu tem aos menos 40 pré-candidatos para deputado estadual e deputado federal. O número representa um aumento superior a 42,8% no comparativo ao total de candidatos para estes cargos no pleito de 2018. A cidade tem ainda um pré-candidato a vice-governador.
Para viabilizar as candidaturas de fato, os pretendentes devem ser aprovados nas convenções partidárias, que foram abertas na quarta-feira (20) e vão até o dia 5 de agosto, conforme registro do GDia. Após isto, os partidos, ou federações, devem encaminhar os registros ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Os encaminhamentos para as eleições deste ano será detalhado na próxima terça-feira (26), pelo juiz Ariel Nicolai Cesar Dias, diretor do Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu. A reunião, específica para profissionais de comunicação, terá início às 10h30 na 147ª Zona Eleitoral na Avenida Costa e Silva.
Contexto
Nas últimas eleições gerais, Foz do Iguaçu contou com 28 candidatos a deputado - 15 para estadual e 13 para federal. Destes, apenas três conseguiram se eleger para as atuais legislaturas - Soldado Fruet (PROS) para a Assembleia Legislativa) e Vermelho (PSD) e Fernando Giacobo (PL) para a Câmara Federal.
Para o pleito de 2 de outubro próximo, Foz do Iguaçu conta com 40 pré-candidatos a deputado e deputada - 22 para estadual e 18 para federal. A informação tem como base levantamento do portal H2FOZ, a partir de informações de candidatos e partidos, sujeito a alterações (ver listas ao lado).
A cidade poderá ter ainda o educador Diego Valdez (PSC), como pré-candidato a vice-governador da socióloga e psicóloga em Curitiba, Viviane Mota. O advogado Cássio Lobato é pré-candidato a governador. Em 2018 ele recebeu 11.778 votos para deputado federal pelo PSL.
O servidor municipal Gustavo Osvaldo de León obteve licença para concorrer a cargo eletivo, ainda não confirmado. Para este ano, Foz do Iguaçu tem mais de 196 mil eleitores aptos a votar para presidente, governador, senador e deputado federal e estadual.
O Paraná tem 30 partidos legalmente constituídos que poderão realizar convenções e indicar candidatos nas eleições deste ano. Destes, 12 tem representantes na Asse.
Pré-candidatos a deputado estadual
Antonella Gessi de Lima (PDT)
Carla Rosane Rezende (PSC)
Claudio Miranda (PT)
Cristiane Mafalda (PSC)
Compadre Valentim (Republicanos)
Delegado Francisco Sampaio (União Brasil)
Diego Carvalho (PCdoB)
Edson Narizão (PSC)
Elisangela Bassanes (PSC)
Felipe Ranaher (PTB)
Galhardo (Republicanos)
Homem do Chapéu (Republicanos)
Luciano Lima (PSC)
Luiz Henrique Dias (PT)
Matheus Vermelho (PP)
Policial Sheila Mello (PSD)
PRF Fontana Romar (PP)
Ricardo Albuquerque (Patriota)
Rogério Quadros (PTB)
Rosa Jeronymo (MDB)
Sidnei Prestes
Soldado Fruet (PROS)
Pré-candidatos adeputado federal
Bianca Portela (PSC)
Bibiana Orsi (Podemos)
Emilson Teixeira (Patriota)
Enfermeira Cristina Morselys (PTB)
Fernando Giacobo (PL)
GM Joelson (PROS)
Joel de Lima (Cidadania)
Hamilton Serighelli (PT)
João Morales (União Brasil)
Luciano Alves (União Brasil)
Mãe Edna (PCdoB)
Nelton Friedrich (PDT)
Pastor Walter Miranda (PROS)
Protetora Carol Dedonatti (PP)
Ranieri Marchioro (PTB)
Toninho Açougueiro (PTB)
Valentina Rocha (PT)
Vermelho (PL)
Fonte Gdia