http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
A Polícia Federal de Foz do Iguaçu realizou a Operação Manzana, na manhã de quinta-feira (2), visando desarticular uma quadrilha que atua no contrabando e descaminho de produtos paraguaios na região. A ação contou com a participação de 12 agentes, que cumpriram quatro ordens de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal.
Conforme informado pela PF, as investigações que desencadearam a ação têm como base quatro flagrantes, nos quais foram apreendidas mercadorias de grande valor agregado. Todos os produtos recolhidos foram importados de forma clandestina, sem os pagamentos dos tributos devidos.
Uma das apreensões que mais chamou a atenção dos policiais ocorreu no dia 17 de maio, na aduana da Ponte Internacional da Amizade. Na ocasião foi abordado um carro suspeito. De acordo com a PF, este veículo já havia sido flagrado pelas câmeras de monitoramento da ponte realizando diversas travessias de um país a outro.
Diante da desconfiança de que o carro fazia o transporte de ilícitos, as equipes montaram guarda, esperaram o retorno do veículo em uma das viagens realizadas e deram ordem de parada à motorista.
Uma vistoria revelou um fundo falso, onde foram encontrados 50 aparelhos iPhone, avaliados em quase R$ 10 mil cada. A carga totalizou aproximadamente R$ 360 mil. Uma mulher foi detida nesta ocorrência.
Segundo a polícia, a tática de esconder produtos em fundos falsos é uma das principais artimanhas usadas pela organização criminosa investigada. Em outras ocasiões também foram identificadas mercadorias acondicionadas em estepes de veículos particulares, outra estratégia para tentar burlar a fiscalização.
O material recolhido nas buscas de ontem será submetido à perícia e análise por parte da Polícia Federal. Os envolvidos deverão responder pelos crimes de descaminho e associação criminosa.
fronteira/Gdia