http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
A tradicional Celebração de Ramos abrirá, neste domingo (10) com transmissão ao vivo pela radio fronteira FM 101,7 e nas plataformas digitais para quem não puder participar de forma presencial. A programação da Semana Santa para os cristãos católicos em Foz do Iguaçu. As paróquias da Diocese elaboraram uma programação especial para a data, com missas em diferentes horários.
Na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, haverá celebração às 9h, com procissão saindo do Colégio Anglo Americano. Os fiéis podem levar ramos de diversos tipos (ervas medicinais, folhas de palmeira, oliveira, dentre outros) para receber a bênção. A missa será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges.
Além da catedral, haverá celebração na paróquia São João Batista, no centro, às 8h com benção dos ramos e procissão. Às 19h haverá outra celebração, porém sem a benção tradicional do dia. Na paróquia São Francisco de Assis, no bairro Morumbi, haverá missas em três horários distintos: 7h30, 10h30 e 19h30.
Os moradores do Portal da Foz poderão acompanhar a missa na paróquia Nossa Senhora da Saúde às 10h. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Ipê, a celebração será às 9h30. No bairro Vila Maracanã, a celebração será às 8h com procissão, e 19h sem procissão, na paróquia São Paulo Apóstolo.
Boa parte das paróquias e comunidades menores transmitirá as missas pelas redes sociais, basta acessar os endereços no Facebook. A página da catedral na Vila A é @CatedraldeFoz.
Simbologia
A Celebração de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Montado em um jumentindo, considerado símbolo de humildade, o Filho de Deus é aclamado pelo povo que o aplaudia como “aquele que vem em nome do Senhor”, palavras convertidas em um hino de exaltação nos dias atuais.
A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi “a porta” para suas dores e humilhações. A mesma multidão que o homenageou, motivada por seus milagres, vira as costas para ele e muitos pedem a sua morte posteriormente. Hoje os ritos de Ramos recordam a luta da humanidade contra o pecado.
“Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao calvário, mas que chegará à ressurreição”, explicou o padre o Clodoaldo Frassetto.
Ritos da Semana Santa
O mistério central da fé católica na Semana Santa é a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Depois da Bênção de Ramos, a celebração mais importante para os cristãos acontecerá na quarta-feira (13), com a Missa do Crismo.
Na Quinta-feira Santa (14), será celebrada a Ceia do senhor, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Nela também acontece o rito do “lava-pés”. A missa será celebrada na catedral obra às 19h30, e na paróquia São João Batista às 19h.
Na Sexta-Feira da Paixão (15), todas as igrejas farão celebrações para recorda a morte de Jesus Cristo. Na catedral e na paróquia São João Batista a missa será às 15h.
No Sábado de Aleluia (16) terá início a Vigília Pascal, onde a igreja medita e ora sobre a paixão e morte de Cristo. Uma celebração especial ocorrerá às 19h na paróquia São João Batista, e às 19h30 na catedral.
O ato termina no domingo de Páscoa (17), quando é celebrada a ressurreição de Jesus. A data será lembrada com missa às 9h30 na catedral e às 8h na paróquia São João Batista.
fronteira/Gia