http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
Foz do Iguaçu tem atualmente 194.866 veículos em circulação nas vias. O número corresponde ao último levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), divulgado neste ano. A frota cresceu cerca de 1,7% quando comparado ao mesmo período de 2021, quando a cidade possuía um total de 191.613 veículos registrados.
Os automóveis de pequeno porte são a principal escolha dos iguaçuenses. A cidade possui hoje uma frota de 117.059 veículos desse tipo. Em segundo lugar, com número bastante expressivo entre os automotores, estão as motocicletas. Atualmente Foz tem 32.803 unidades desses veículos.
Além desses dois “modelos” a cidade conta ainda com 3.599 caminhões, 3.578 caminhões tratores, 11.818 caminhonetes, 8.370 camionetas, 1.198 micro-ônibus, 4.825 motonetas, 1.231 ônibus, 19 quadriciclos, 76 clicomotores, e 93 triciclos. Ainda na contagem há 3.376 reboques e 4.687 semi-reboques. São 11 tratores, 42 motor casa e 2.065 utilitários.
Somente de carros pequenos e motos a média iguaçuense é igual 0,6 por habitante. De acordo com o Detran, o crescimento da frota todos os anos acaba congestionando cada vez mais o trânsito e, consequentemente, elevando o número de acidentes nas vias urbanas.
Fazer o uso consciente e seguro de veículos automotores, além de buscar transportes alternativos, como bicicletas, ajuda a reduzir ocorrências graves e melhorar o trânsito. “O uso de bicicleta e carona solidária é importante para desafogar o trânsito. A orientação é que pessoa que trabalham ou moram perto ofereça carona. Por meio dessa atitude é possível evitar um trânsito maior no município”, ressalta o Detran.
Frota no Estado
A frota de veículos vem crescendo ano a ano no Paraná. Segundo o Detran-PR, o Estado possuí pouco mais de 7,9 milhões de automotores registrados, sendo 1,5 milhão somente na capital Curitiba. O aumento foi de 3,11% em relação a 2020, com 239.007 mil veículos registrados comente em 2021. A ascensão destes números ampliou as discussões sobre os rumos da mobilidade urbana e possibilitou a procura por outros meios de transporte com maior custo-benefício com relação a automóveis e motocicletas.
Histórico gratuito
Motoristas com carros registrados no Paraná podem consultar o extrato completo do histórico dos carros no site do Detran. O serviço passou a ser ofertado em fevereiro deste ano, atendendo a Lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
No documento os condutores poderão verificar informações como comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, ocorrência de furto/roubo, quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.
fonte Gdia