http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
Os cristãos católicos de Foz do Iguaçu celebram a chegada da Quaresma, tempo de penitência, oração e jejum que antecede a Páscoa. O período, que tem duração de 40 dias, tem início nesta Quarta-Feira de Cinzas, celebrada hoje, dia 2 de março. A data é marcada por diversas missas, em diferentes comunidades.
As cinzas utilizadas na celebração são resultado da queima dos ramos santos, recolhidos no Domingo de Ramos do ano anterior. O pó, do ponto de vista bíblico, é um sinal de penitência e conversão, que tem o objetivo de lembrar a origem humana e sua ligação com Deus.
“Uma das frases no momento da imposição das cinzas serve de lembrete para nós: ‘Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.’ A cinza quer demonstrar justamente isso, viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus”, explicou o padre Clodoaldo Frassetto.
A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe preparou uma programação especial. Haverá celebrações na quarta-feira às 6h30, 15h e 20h. A missa da noite, em especial, será presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges, que fará a abertura da Campanha da Fraternidade 2022.
Na região central, a paróquia São João Batista terá missa às 7h e 19h horas. No Morumbi os fiéis poderão acompanhar as celebrações na Paróquia São Francisco de Assis às 15h e 20h. Na paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Lancaster, as celebrações acontecerão às 6h e às 20h.
Na Vila Yolanda, a paróquia Perpétuo Socorro terá missa às 6h, 15h e 19h30. Na região do Ouro Verde, a paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida celebrarão a imposição das cinzas às 8h e às 19h. Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro Vila C Nova, a missa ocorrerá às 6h e às 19h30. A programação das demais igrejas está sendo organizada e deve ser divulgada no início da próxima semana, nas páginas de cada comunidade no Facebook.
Quarenta dias de oração
A Quaresma é um período marcado por 40 dias, onde os católicos buscam reviver a estadia de Jesus no deserto. Neste intervalo, o cristão passa por três importantes etapas: a oração, a prática da caridade e a abstinência. É um momento de reflexão e de intimidade com o eu próprio e com o divino.
Campanha da Fraternidade
Junto ao início da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas, também ocorrerá o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2022. Neste ano, a ação traz como tema “Fraternidade e Educação”, complementado pelo lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, extraído de Provérbios 31, 26.
Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.
fronteira/gdia