As amigas Victoria Lúcia Mendonça, 11 anos, e Luíza Mota, 12, não tiraram os olhos do palco e fizeram coro durante as músicas do espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar, que marcou a abertura oficial da programação do Natal da Itaipu 2024, no Gramadão da Vila A.
É a primeira vez que elas assistem ao tradicional espetáculo promovido pela Itaipu. Recém-chegadas a Foz do Iguaçu, elas foram acompanhadas da mãe e do irmão de Luíza. “Esta é minha época favorita do ano”, disse Luíza. “A família se junta, eu fico muito feliz”, completou Victoria.
“Faz cerca de um ano que chegamos a Foz. Então, é a primeira vez que a gente vem. E é muito legal, surpreendeu. Itaipu arrebentou! Está de parabéns!”, afirmou a mãe, Kesia Aline Mota. “Até achei que meu filho de cinco anos não ia conseguir acompanhar, mas ele assistiu tudo numa boa”.
Com mais de 40 artistas, a Cia Despertar contou a história de Luli, uma menina que, com ajuda de seres mágicos, estava determinada a resgatar o espírito de Natal para a família. Integrantes do Coral Itaipu também subiram ao palco para um coro natalino. Vestidos de anjos, alguns deles, inclusive, foram içados sobre a estrutura por uma grua. E quem também chegou do céu foi o Papai Noel, que arrancou aplausos do público em seu trenó puxado por renas.
Outro momento de destaque foi a queda de 15 mil balões coloridos para serem estourados em uma interação da plateia com os personagens da peça. Todos os balões eram biodegradáveis e não poluentes.
Manoela Souza da Costa Guimarães trouxe os três filhos, a sogra e o esposo para o espetáculo. Casada com um empregado da Itaipu, ela está acostumada com o Natal do Gramadão no fim do ano, mas nem por isso a família fica menos emocionada. “É um momento de muito encantamento, que mexe com a imaginação das crianças e desperta o espírito natalino”, disse.
Antes do espetáculo, subiram ao palco os personagens que farão parte da Vila Encantada de Natal: Mamãe Noel, Fada Atlântica, Vigilantes das Águas, Engenheiro, Maestro Capivara, Onça Maestrina, o artista Natalino e a Senhora Árvore. Até o dia 5 de janeiro eles estarão nas casas da Vila Encantada ministrando oficinas e divertindo os visitantes.
Abertura
Participaram da cerimônia de abertura o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o secretário municipal de turismo (representando o prefeito Chico Brasileiro), André Aliana, o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e o diretor técnico executivo, Renato Sacramento.
Verri agradeceu à população pela confiança na Itaipu, que está realizando diversos investimentos em Foz do Iguaçu, incluindo R$ 100 milhões de reais para melhorias no Hospital Itamed (antigo ministro Costa Cavalcanti), além da realização de um convênio com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, para trazer a expertise deste para o atendimento infantil no Itamed.
O diretor também destacou a licitação para a conclusão do campus Arandu, da Unila, lançada nesta quarta-feira (11) que, além do impacto no ensino superior, deve contribuir com a geração de novos empregos em Foz. E mencionou o novo Mercado Público Barrageiro, entregue há poucos dias.
“Itaipu segue comprometida com Foz do Iguaçu e região”, afirmou, conclamando a todos e todas para, dentro do espírito das festas de fim de ano, contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e uma Foz do Iguaçu cada vez melhor. “Natal é um período de reflexão. De estarmos com nossos familiares e pensarmos como estamos. E pensarmos também que tipo de sociedade queremos”.
Neste ano a Vila Encantada de Natal no Gramadão da Vila A não faz parte do Natal de Águas e Luzes e é uma promoção exclusiva da Itaipu Binacional.
assessoria