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As obras viárias complementares para o acesso no lado paraguaio da Ponte de Integração Brasil-Paraguai chegaram a 57% de execução. A conclusão da estrutura, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu, da área primária (aduana), porto seco e lote urbano está prevista para outubro próximo, enquanto a conclusão do trecho rural está prevista para os primeiros meses de 2025. As informações são da engenheira Laura Arévalo, do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), após uma vistoria nos canteiros de obras.
De acordo com o informe, a parte mais atrasada para a conclusão do denominado Corredor Metropolitano Leste (CMDE), é a ponte de 500 metros sobre o rio Monday, na região de Presidente Franco, estrutura que está sendo executada pelo MOPC. Os trabalhos do corredor, estão divididos em quatro infraestruturas rodoviárias: setor rural (lotes 1 e 2), trecho urbano ou interligação à rede existente em Presidente Franco.
Da mesma forma, existem outros dois contratos que são de obras civis: a área primária e o terminal de cargas, lembra a Rádio La Clave. São intervenções que permitirão o acesso à futura zona primária da nova passagem fronteiriça, com acesso rodoviário urbano (que está 89% concluído) e a construção de escritórios administrativos (60%), como o Centro de Procedimentos Aduaneiros (CTA), que abrigará os entes públicos do Paraguai e do Brasil.
As edificações incluem instalações hidráulicas e elétricas, movimentações de solo, pilares, nível do primeiro andar ao teto, nível de lajes do teto ao térreo, entre outros. “Estamos trabalhando de acordo com o cronograma. O único inconveniente, talvez, seja o fator climático que leva à prorrogação por chuva, mas estamos dentro do prazo estabelecido. Constantemente recebemos visitas de técnicos de Itaipu que acompanham o andamento das tarefas”, comentou Laura Arévalo.
A supervisora de obras do MOPC explicou que o plano contempla também a construção do novo terminal de cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), que tem um avanço de 47%. Relativamente às obras rodoviárias na zona rural, o lote 1 está 35% concluído e o lote 2 está 55% concluído, apontou.
O CMDE consiste em um conjunto de obras civis e rodoviárias que darão funcionalidade à Ponte da Integração, megainfraestrutura a ser utilizada para descomprimir o trânsito na Ponte da Amizade e transformar a região das três fronteiras. O custo total das obras é de US$ 212 milhões (aproximadamente de R$ 1,2 bilhão), oriundos de empréstimo contraído pelo governo do Paraguai.
Veja como estão as obras da Ponte da Integração