http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
O comércio ilegal de produtos contrabandeados e descaminhados na região da Vila Portes foi alvo de uma operação, na manhã de quinta-feira (27). A ação contou com a participação de 40 agentes da Receita Federal e Polícia Federal, visando, principalmente, a apreensão de mercadorias do gênero alimentício.
Segundo as equipes, os produtos provenientes da importação clandestina não passam por controle de qualidade e descumprem as exigências e especificações técnicas, oferendo riscos aos consumidores.
“Não há garantia de qualidade dos insumos utilizados na linha de produção, no transporte e na estocagem desses alimentos. Haja vista, produtos encontrados em outras operações, em que se identificou falhas sanitárias e má acondicionamento desses alimentos, causando prejuízo a saúde pública”, destacou a PF.
Um dos focos da operação, batizada de “Vale Velho”, foi a venda do azeite com rótulo “Vale Viejo”. Este produto teve a importação e comercialização proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após perícias indicarem uma baixa qualidade. A substância em questão trata-se de uma mescla de óleos vegetais, com reduzido teor nutricional, sendo nocivo à saúde.
O trabalho se concentrou na região próxima a Ponte da Amizade após apreensões de azeite falso, realizadas em vários estados do território nacional, indicaram esta área em Foz como sendo a principal fornecedora do produto, que é distribuído como sendo de origem argentina.