http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), registrou 28,19% de execução da obra de duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, na medição mais recente. Já foram investidos mais de R$ 42 milhões na empreitada, que é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelo aporte de recursos.
A obra prevê a implantação de novas vias marginais, que recebem o tráfego da rodovia enquanto são realizados os serviços de duplicação no eixo central. Até o momento já foram liberados cerca de 3,2 quilômetros de marginais, já pavimentadas, com outros 1,2 mil metros recebendo os serviços finais de pavimentação, devendo ser liberados em breve e também passando a servir como desvio. Além disso, está sendo implantada uma nova alça de acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, necessária para desviar o trânsito e iniciar a execução de um viaduto.
Antes da pavimentação, as vias marginais passam por serviços de terraplenagem e de implantação de dispositivos de drenagem de águas, como drenos, meio-fio, descidas d’água e dissipadores de energia, além de obras de arte corrente como bueiros, galerias celulares e caixas coletoras.
A duplicação inclui também a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, dividida em duas estruturas. A primeira foi concluída e passou a receber o tráfego de veículos no local, permitindo a demolição da ponte antiga para em breve iniciar a segunda estrutura.
Três dos quatro viadutos previstos já têm serviços em andamento, com todas as peças pré-moldadas já fabricadas e armazenadas no canteiro de obras. No viaduto do km 2+260, o mais avançado, foi concretada a laje da superestrutura e executadas as barreiras New Jersey nos bordos e separando as pistas.
No viaduto do km 3+970 foram concluídas 63 estacas raiz de um total de 88, parte da infraestrutura dessa obra de arte especial, e no viaduto do km 7+600 estão sendo executados os pilares da mesoestrutura, que vão sustentar as vigas.
Também estão em execução os muros de contenção no sistema Terramesh, que combina solo reforçado com caixas de fio de aço preenchidas com material rochoso, novas adutoras em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) substituindo a tubulação antiga, e serviços de conservação rotineira da faixa de domínio da BR-469, que incluem roçada, capina, limpeza de sarjetas, limpeza e pintura de meio, e remoção de resíduos e objetos. Ainda serão feitas novas redes de distribuição de energia elétrica em ambos os lados da rodovia.