http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
O ministro do Turismo, Celso Sabina, participa nesta quarta-feira (22), na Itaipu Binacional, o Seminário de Turismo de Fronteira, com participação do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, entre outras autoridades. O evento começa às 14h, no Centro de Recepção de Visitantes da barragem sobre o rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Celso Sabino vai cumprir ainda uma extensa agenda de compromissos em mais dois outros eventos em Foz do Iguaçu.
O Seminário de Turismo de Fronteira tema intenção de trazer ao debate questões relacionadas aos principais desafios impostos às regiões fronteiriças do Mercosul, no que tange ao segmento turístico, buscando o fomento à proposição de soluções conjuntas para os problemas comuns da área. Às 14h45 começa o primeiro painel de discussão, que vai abordar os problemas dos circuitos interessados em regiões de fronteira.
O diretor-brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participa falando sobre as ações de turismo promovidas pela binacional na região e promoção da Tríplice Fronteira x dificuldade do turista em cruzar de um país para o outro. Para chegar ao Paraguai, frequentemente existem filas sobre a Ponte da Amizade e um trecho na área urbana da BR-277. Para ou sair da Argentina, as filas ocorrem devido ao trâmite migratório na aduana do país vizinho.
Na sequência, às 16h15, o segundo painel vai debater os problemas na facilitação turística nas passagens fronteiriças. O encerramento será às 17h30. O encerramento será às 17h30. Logo após, às 18h30, Celso Sabino coordena a recepção aos ministros do Turismo do Mercosul, no mirante central da Itaipu.
Mercosul
Na quinta-feira (23), Celso Sabino coordena a reunião semestral de ministros do Turismo do Mercosul e países associados. Será a primeira agenda internacional do bloco sul-americano após as eleições na Argentina, que deu a vitória ao oposicionista Javier Milei. No encontro, que terá como palco a Itaipu, serão debatidas questões ligadas à infraestrutura regional, incentivos para viagens entre os países do Mercosul.
Além do brasileiro, são esperadas as presenças em Foz do Iguaçu das ministras Liz Cramer Campos (Paraguai) e Eliana Ampuero (Bolívia) e dos ministros Matías Lammens (Argentina) e Tabaré Viera (Uruguai). Antes dos debates, eles participam, a partir das 9h, de uma visita técnica à usina da Itaipu.
A última agenda do ministro na fronteira será a cerimônia de abertura do Foz International Boat Show 2023, no Iate Clube Lago de Itaipu. O evento, organizado pelo Grupo Náutica e tradicional na faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, será a primeira Feira Náutica Internacional em Águas Doces, com estimativa de mobilizar mais de 15 mil turistas e apaixonados por atividades aquáticas. (Com informações da Itaipu)